Alice comes to Évora

January 25, 2018

It's a long way away from home but we managed to get Lewis Carroll's Alice Wonderland to visit us for tea on the 10th of March at Casa Morgado Esporão. Thank you Luísa Ferreira Nunes for organising it with us. Luísa will also inaugurate the exhibition "How Long is Forever" around Alice Wonderland's narratives that will stay in the house until the 21st of April 2018.

 

Below some information about both events in Portuguese, as well as the videos (English and Portuguese). Special deals will be offered for those wanting to stay in the house over the weekend for exclusive access to this unique cultural programme. 

 

Quanto Tempo Dura o Eterno

 

Vem aí Alice e a sua historia sem lógica, sem escalas e sem senso comum. Alice no País das Maravilhas, esconde por metáforas, muitas ideias interessantes de inconformismo. Como na vida, nada permanece igual por muito tempo. 

 

A sua história destaca-se do expectável e torna-se loucamente confusa para nos perdermos nela também.

 

Esta Alice sofre metamorfoses e como a lagarta dá lugar ao gato de Cheshire, também ela assume diferentes fenótipos em cada cena, representando assim a multiplicidade de perfis que caracterizam as personagens de Carol Lewis em “Alice no País das Maravilhas” e “Do outro lado do espelho”.

 

Desenhar Alice e seus personagens é um privilégio, pois permite extravasar limites de criatividade e criar o que se quiser. 

Nesta interpretação Alice não é tão inquisidora, o coelho não tão apressado, o Chapeleiro Maluco um pouco mais sedutor e…o gato de Cheshire sorri docemente. 

Os quadros são estáticos, como cenas congeladas que abrandaram para interagir com o observador talvez assim permitindo que possa encontrar um pouco de si em cada um destes protagonistas.

 

A flora e fauna são aqui representadas por espécies que ocorrem em Portugal.

 

Três Livros num Chá, o Chá de Alice

 

Numa mesa longa de chá à inglesa, recria-se o capitulo sete, o Chá Maluco, do conto de Alice no País das Maravilhas, escrito no séc. XIX por Lewis Carol.

 

Neste encontro, Luísa Nunes, autora das ilustrações de dois novos livros sobre as historias de Alice, fala sobre como se inspirou para recriar os personagens, porque escolheu espécies de flora e fauna para enquadrar os cenários e sobre em quem inspirou Lewis Carol para criar os diversos intervenientes nas suas intrincadas historias.

 

A conversa irá com certeza avançar para muitas curiosidades subjacentes a uma narrativa cheia de mensagens e segredos.

Ao sabor de um chá aromático e no elegante conforto da Casa Morgado Esporão, contamos consigo para fazer parte desta tertúlia sobre ilustração, escrita e sonhos.

 

Não se esqueça de trazer a sua chávena !

 

Sobre a autora:

 

Luísa Ferreira Nunes, natural de Lisboa, é licenciada em Ecologia Florestal e realizou pós-graduação em Biologia da Conservação no Imperial College (Reino Unido), tendo desenvolvido posteriormente o trabalho de doutoramento em ecologia de insectos (Universidade de Lisboa/Universidade da Califórnia/UCR, EUA).

 

Estudou ilustração na University of Arts of London, Reino Unido.

É docente da Escola Superior Agrária de Castelo Branco/IPCB.

Tem interesses particulares por história natural divulgação científica e participou em muitas expedições sobre as quais escreve e ilustra.

 

 

Videos


English version

 

Portuguese version

 

 

Please reload

Featured Posts

We are now powered by... the sun

September 25, 2019

1/5
Please reload

Recent Posts